domingo, 12 de junho de 2011

BILL GATES DE CABEÇA NA LUTA CONTRA O FUMO

Criador da Microsoft lança a campanha chinesa contra o fumo passivo

Acompanhado do Vice-Ministro da Saúde chinês, Bill Gates lança em Pequim a campanha governamental daquele país sobre o fumo involuntário.

A China é o maior produtor de tabaco do mundo, entretanto, não está entre os maiores exportadores do produto, devido ao fato de seu consumo interno dar conta de quase toda a produção. Cerca de 1 entre cada 3 fumantes do planeta são chineses e estima-se que haja 1 milhão de mortes precoces anuais relacionadas ao tabaco por lá.

Do ponto de vista sanitário, aguarda-se um flagelo na China, com receio dos estudiosos de que 1 terço dos homens morram por este fator nos próximos 30 anos, se nada for implantado urgentemente para o controle do tabagismo local. Há ainda um temor adicional: o de que a pandemia irá agravar-se caso as iniciativas da indústria do tabaco deem certo e o contingente feminino seja cooptado.

Bill Gates tem se notabilizado por atuar fortemente no movimento mundial pelo controle da pandemia das doenças provocadas por tabagismo. O empresário foi trazido para o campo de batalha por outro filantropo americano, e atual prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Bloomberg talvez seja a autoridade planetária mais engajada no esforço antitabágico. Vale a leitura de seu artigo escrito para a revista Newsweek: A Forma de Salvar Milhões de Vidas é Controlar o Tabagismo, 29/set/2008 _ link.

Michael Bloomberg e Bill Gates anunciam a doação de 500 milhões de dólares para o combate ao fumo nos países em desenvolvimento, 23/jul/2008

Bill Gates lança a campanha chinesa anti fumo involuntário 'Diga não! ao fumo involuntário', 11/jun/2011

Recomendamos o trecho que editamos do documentário PAIXÃO POR CIGARROS, onde um chinês realiza um ativismo singular no combate ao fumo em seu país _link.