terça-feira, 15 de novembro de 2016

FRANÇA SE MOBILIZA NA CAMPANHA 'MOIS SANS TABAC' (MÊS SEM TABACO)

Por iniciativa do Ministério da Saúde, leia-se Madame Marisol Touraine, a França lançou, em 10 de outubro de 2016, um desafio coletivo para os fumantes daquele país pararem de fumar a partir do dia primeiro de novembro. A campanha gaulesa baseou-se em evidências científicas que revelam que alcançar-se 28 dias sem uso de tabaco/nicotina (incluindo apenas a que vem sob forma de terapia de reposição _ adesivos, gomas ou pastilhas com o alcaloide) multiplica por 5 as chances de parada definitiva. A motivação também veio pelo sucesso demonstrado na iniciativa inglesa de 2012, que realizou o mês sem fumar em outubro de 2012 _ STOPTOBER (Stop in October).
A mobilização social nacional se apoia num jogo de palavras para lá de interessante, uma vez que a campanha, ao denominar-se "Mois Sans Tabac", introduz intencionalmente dois conceitos: temporal - Mois; individual - Moi. A sonoridade de Mois (mês) é quase idêntica a de Moi (eu - pronome pessoal). Portanto, podemos dizer "Mês Sem Tabaco" ou "Eu Sem Tabaco".
Além de um descalabro sanitário planetário, o tabagismo na França também é um gravíssimo problema de saúde pública, responsável lá por 73 mil mortes anuais.
A França traz, além de uma comunicação de massa intensa, que utilizou todos os meios de comunicação disponíveis, inclusive o blog da própria ministra, oferece recursos humanos, farmacológicos e tecnológicos aos pretendentes à cessação de fumar. Nos primeiros dias do movimento, mais de 110 mil usuários já se haviam inscrito no programa.
Usar produtos de tabaco, dado o impacto ambiental, econômico, sanitário e social que provoca, consideramos até agora o maior erro de avaliação de risco que a humanidade já cometeu. Talvez, não reconhecer o risco do aquecimento global possa suplantá-lo.
O nosso blog é só energia positiva para o esforço da ministra Marisol Touraine.
           
                           SPOT DA CAMPANHA FRANCESA 'MOIS SANS TABAC'