O dia 31 de maio, consagrado ao movimento planetário de conscientização sobre os males do tabaco, foca nos riscos do tabagismo para as fêmeas da espécie humana em 2010
Desde a década de 80 do século XX, dada a magnitude do problema do tabagismo no planeta, os técnicos da Organização Mundial da Saúde intuiram a necessidade de uma data para que globalmente pudéssemos trabalhar o tema.
Crescendo livre de Tabaco - tema de 1990 e 1998
A partir de 1990, ano em que a OMS lançou o tema 'Crescendo Sem Tabaco', dedicando a campanha daquela data à infância e à juventude, ano após ano, no dia 31 de maio é enfatizado um aspecto do problema.
No Dia Mundial Sem Tabaco de 2010, o alerta é para a ação da indústria do fumo que está mirando o seu arsenal para a captação das mulheres, jovens ou não, para assim ampliar o seu estoque de consumidores. Até porque, a cada ano ela perde 5.600.000 fumantes por morte (relacionada ao tabaco), somadas a um número até 20 vezes maior, representados pelos que adoecem gravemente e não conseguem mais fumar.
É sabido que o tabagismo é ainda mais cruel com as mulheres do que com os homens. De certa forma, o dito popular de que a mulher seria o sexo frágil, jamais comprovado exceto em força física, no que tange à sensibilidade ao tabagismo esta assertiva pode ser considerada verdadeira.
Existe um imenso mercado feminino a ser conquistado, na visão dos industriais do fumo. Por exemplo, na China, país mais populoso do mundo, enquanto em torno de 80% dos homens são fumantes (estima-se que 1/3 deles morrerá precocemente até 2030, por doença relacionada ao tabaco), apenas 5% das mulheres de hoje são dependentes de nicotina. O marketing da indústria esforça-se, desde o início deste século XXI, para revolucionar este quadro e romper a barreira cultural que impede a legião feminina de também ser escravizada. Assim como na China, há imensos outros mercados a serem manipulados.
Portanto, a Organização Mundial da Saúde traz em 2010 este alerta específico de gênero: há um marketing perigosíssimo direcionado às mulheres do planeta. A nós, a atenção plena.
Protejam as mulheres do marketing do tabaco e da fumaça
World No Tobacco Day 2010
Glamour? Não, câncer de boca
Sex appeal? Não, fumo passivo.
Estilo? Não, gangrena
Tabagismo na China
Nenhum comentário:
Postar um comentário